Planeja-se a instalação de módulos sensores de baixo custo que transmitem seus dados para outros módulos sensores que repassam esses dados ao módulo principal. Essas medidas são transmitidas via internet para armazenamento no servidor (UFPR). Os dados podem ser acessados em forma de gráficos a partir de qualquer computador, tablet ou smart-phone.
Primeira etapa prevê a implantação do módulo principal e de um módulo sensor no trecho de rio dentro do GESLG.
Trabalhos realizados
Monografia de conclusão de curso
- Tatiana Holub, Alimentação modular autossustentável para dispositivos Iot. 2021.
- Leonardo Natan Bergamini, Desenvolvimento de um dispositivo para a medição contínua de turbidez da água. 2019
- Cassiano Alves de Miranda, Pedro Henrique Santos Souza. Desenvolvimento de impedancimetro para leitura de sensores capacitivos. 2017.
- Gisele Tam. Desenvolvimento de um sistema de controle do nível de condutividade de água utilizada em ensaios de equipamentos elétricos de alta tensão. 2016
- Willian Pereira de Oliveira. Desenvolvimento de turbidímetro e nefelômetro de baixo custo. 2015.
- Weber de Souza Calixto. Desenvolvimento de uma rede de sensores sem fio para coleta de dados em rios urbanos. 2015.
- Renato Tateiwa Suguiy. Projeto de monitoramento de dados ambientais com rede de sensores sem fio usando padrão zigbee. 2013.
- Florencio de Oliveira Filho, Protótipo de um sistema para aquisição e transmissão de dados ambientais na aquicultura, 2013.
Iniciação Científica
- Carlos Gabriel Souza Stunpff. Implementação de detecção síncrona multifrequência para sistemas sensores microprocessados de medição de impedância. 2021.
- Eduardo da Silva Julio. Desenvolvimento de rede de sensores sem fio para medida de impedância elétrica em rios urbanos. 2019.
- Aphek Gusso de Brito. Desenvolvimento de transmissão sem fio com modo hibernação em rede de sensores sem fio para aquisição de dados em rios urbanos. 2017.
- Igor Simão. Desenvolvimento de sensores para operação em rede com transmissão sem fio. 2016.
- Pedro Henrique Santos Souza. “Desenvolvimento de transmissão sem fio com modo hibernação em rede de sensores sem fio para aquisição de dados em rios urbanos”. 2016
- Erik Akiyama Sanefuji. Desenvolvimento de rede de sensores com transmissão sem fio em modo beacon para aquisição de dados em rios urbanos. 2015.
- Igor Simão. Desenvolvimento e avaliação de sensores para monitoramento de rio. 2015.
- Pedro Henrique Santos Souza. Desenvolvimento e avaliação de protocolo de roteamento com hibernação para rede de sensores. 2015.
Mestrado
- Maicon Machado. Deteção síncrona de sinais de sensores interdigitais para medição de impedância em rios. 2022
- Raiff Sales da Fonseca. Medição de impedância baseada em sensores capacitivos Interdigitais. 2019.
Doutorado
- Sergio Braga, Desenvolvimento e aplicação de tecnologia para integração entre quantidade e qualidade da água para avaliação da poluição difusa. 2013.
Patente requerida
- Transdutor digital para medição de nível de água em rios e reservatórios. 2016.
- Sensor capacitivo à base de paina (chorisia speciosa) para detecção de óleos em água. 2013.
Artigos
- Machado M, Parente Ribeiro E. Phase sensitive detection for embedded sensors. Measurement Science and Technology. 2024.
Divulgação
- C. Bropp, Sistema sensor alerta para poluição em rios urbanos, Ciência UFPR. 2023.